4 de fev. de 2014

Empty Cross: lendaria banda baiana de thrash metal em registro raro de 1996, confira


Há 18 anos em Salvador, acontecia um encontro entre Empty Cross e Veuliah em um barzinho, um dos mais antigos registros do thrash metal cristão brasileiro. Veuliah é uma banda de death metal secular muito conhecida que estreava naquele ano. Empty Cross é uma das primeiras bandas de thrash metal cristão do Brasil. Formada entre 1994 e 1995 em Salvador-BA, tornou-se uma das principais bandas da época chegando a participar duas vezes do Palco do Rock. A banda também dividiu palco com bandas conhecidas: Malefactor, Pandora, Imago Mortis, Mistery etc. Confira a última biografia da banda editada em 2001.
 

Empty Cross e Veuliah – 1996



CD:




MYSPACE:
https://myspace.com/emptycrosspage

A banda estreou em 1995 em um evento evangélico no teatro do ICEIA, abrindo o show para uma banda de São Paulo chamada GPM.

A formação era composta por “Nefinho” na bateria; fundador da banda; André no contrabaixo, Carlos na guitarra, Fernando no vocal e Duda na outra guitarra; que por alguns motivos não pode participar com seu instrumento.

A proposta deste show era apenas completar o espaço da programação. Aconteceu que; mesmo apesar da não aceitação por parte de uma maioria conservadora; recebemos muito elogios que nos fortaleceu mais o idéia de iniciar um trabalho diferente e carente nesta cidade, que é o White Metal.

Após alguns ensaios, a banda foi criando uma identidade juntamente com uma proposta de batalhar e conquistar o público, com um som pesado, rápido e interessante; que a característico no thrash; com letras inteligentes.

Com composições próprias, a banda propõe-se a lançar todo seu ideal e aprendizado sobre a VIDA do homem em comunhão com o DEUS pai e criador, afim de frutificar VIDA à todos aqueles que tiverem o desejo de compartilhar conosco um crescimento espiritual, no movimento que foi formado pela banda e alguns amigos, o “Soldiers Under GOD Command”.

Este movimento presta auxílio, comunhão, apoio, irmandade, VIDA, paz, esclarecimento sobre a verdade da Palavra de DEUS e etc.

Infelizmente por motivos de incompatibilidade de horários e de atividades, alguns membros não puderam continuar a o andamento musical da banda como Gilmar (Ex-Efesus); reduzindo-se a André, Carlos e Rogério; mas que ainda continuam no movimento em pró do caminho, da verdade e da VIDA juntos ao “Soldiers Under God Command”. Por isso, convocamos você a juntar-se a nós neste agradável e gratificante crescimento humano nos caminhos de DEUS por intermédio de seu filho JESUS.

Hoje (Outubro de 2001), a banda está orando para retomar os ensaios e os show, conforme o Senhor tem semeado em nossos corações. E provavelmente com a formação “Power-trio” original.

Em nossa primeira experiência ao vivo para um público “headbanger”, ao lado das banda Peace Macker e Mega Watch, fizemos uma ótima apresentação, a qual nos rendeu vários elogios; apesar de não terem compreendido um pouco ver uma banda cristã fazer um som como aquele. Já que fomos a banda mais pesada da noite.

Depois fizemos algumas apresentações ao lado de bandas como Mercy Killing, Veuliah, Slug (Brasilia), Slow, Malefactor, Ulo Selvagem, Homogoric (Maceio), Paecemaker, Mistery, After Shock, Witchery (Rio), Poseidon (SP), RTL (Brasilia), Cabeça (Rio), Pandora, No Rest (Porto Alegre), Imago Mortis (Rio) e outras.

Estas foram a maioria das bandas participantes do Palco do Rock, realizado em pleno carnaval de Salvador pelo Clube do Rock.

A banda já participou do Palco do Rock em 1998 e 1999, recebendo positivamente elogios, com direito a matéria e comentário na revista Rock Brigade, não só em relação à performance e a técnica nas músicas, mas também pela coesão e entrosamento dos músicos com uma energia ou força diferente das bandas que até então tinham visto. É o poder de DEUS atuando sobre nós para chegar até aqueles que precisam. Não tenha dúvida!

Nosso som possui elementos e influência de muitas bandas como Deliverance, Mortification, Vengence Rising, Belivier, Paramaecium, Tourniquet, The Crucified,Vinie Domine e Galactic Cowboys.

Inclusive influências musicais de bandas como Anthrax, Testament, Megadeth, Metallica, Pantera, Mercy Killing, Pandora, Ghotic Slam e outras.


Fonte: Templo Metal 
Compartilhar este post?

0 comentários:

Postar um comentário