3 de abr. de 2014

Heavy Metal: Aleister Crowley - pensadores e autores que inspiraram bandas

 O pensador britânico Edward Alexander Crowley, mais conhecido como Aleister Crowley (1875-1947), foi um dos mais respeitáveis ocultistas de todos os tempos, tendo sua obra sido considerada influente na literatura, na música, nas artes visuais; nas expressões mais significativas da metade do século XX.
Crowley nasceu em 1875, filho de um pastor de uma seita fundamentalista protestante, tendo sido educado sob a égide de um protestantismo vitoriano, que foi uma das manifestações mais repressoras de que já se teve notícia e Crowley, juntamente com alguns artistas de vanguarda de sua época, teve a ousadia de se colocar contra todo esse sistema de valores e criar um sistema próprio.

Tanto o protestantismo quanto o catolicismo foram duas correntes doutrinárias, propagadoras de culpa e normas de conduta social repressoras, que encontraram na segunda metade do século XIX incluindo a primeira metade do século XX, forte abrigo nas sociedades burguesas em ascensão. Aleister Crowley, gerado neste período, manifestou sua repulsão às religiões cristãs através do seu livro “A Tragédia do Mundo”, afirmando, por exemplo, que não queria discutir as doutrinas de Jesus, pois elas seriam responsáveis pela degradação do mundo à sua condição atual. Além disso, o ocultista considerava o cristianismo a causa e o sintoma da escravidão. Expressando seu descontentamento com o cristianismo, ele ressalta:

essa religião que eles chamam de cristianismo; o diabo que eles honram chamam de Deus. Aceito essas definições, como um poeta faria, para ser inteligível à sua época, e é o Deus e a religião deles que eu odeio e vou destruir. (The World´s Tragedy, New Falcon Publications. p XXXIX, 1994)

O pensamento de Crowley, uma mistura de Nietzsche e Rabelais, parece sintetizar conceitualmente o campo imaginário dos signos/significados do heavy metal: coexistência de forte presença niilista nietzschiana, com negação da presença divina, que inclui o imaginário do cronista francês François Rabelais, homem contemporâneo do iluminismo, que afirma: “o riso é a marca do homem” - flagrante imagem positivista.

Considerado mago, personalidade que determinou novas formas de comportamento no campo das artes, ficou amplamente conhecido por também ser um anti-cristão e se auto-denominava "A Grande Besta" (To Mega Therion, em grego), se referindo à besta do Apocalipse (último livro do Novo Testamento, que contém terríveis revelações sobre os destinos da humanidade), título do álbum clássico da banda suíça de metal Celtic Frost, lançado em 1985. A título de referência, um versículo do livro do Apocalipse que faz referência ao número da besta é: “Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é um número de um homem, e seu número é seiscentos e sessenta e seis” (Ap 13,18).


Além do Celtic Frost, outras grandes bandas de metal foram influenciadas por Crowley. Bruce Dickinson, vocalista da banda inglesa Iron Maiden é um de seus admiradores com mais destaque, o que fica evidente em inúmeras composições tanto no Iron Maiden quanto na sua carreira solo. Para Dickinson,

Crowley é sem dúvida a figura mais inspiradora do universo do ocultismo. Leio e estudo Crowley desde minha pré-adolescência. Ele é sem dúvida a inspiração definitiva para todos aqueles que amam o ocultismo e dedicam suas horas vagas para entender o submundo em que vivemos. (retirado do site Morte Súbita)


Um exemplo notório da inspiração causada pelo ocultista é a música intitulada “Man of Sorrows, do disco "Accident of Birth" (Sony BMG, 2004), que faz referências a Crowley, um jovem de 12 anos que desejava ser quando crescer, o Anticristo. A seguir, temos um trecho da música supracitada.

Aqui em uma igreja
Um pequeno garoto está ajoelhado
Ele ora para um Deus que ele não conhece
Que não pode sentir
Todos seus pecados da infância
Ele vai se recordar
Não vai chorar, lágrimas ele não vai chorar

Homem sofredor, não posso ver seu rosto
Homem sofredor, você saiu sem deixar rastro
Um pequeno garoto pergunta, o que foi isto tudo?
Sua jornada acabou? Ou apenas começou?

Visões de um mundo novo vindo das cinzas do velho
"Faças o que tu quiseres"
Ele gritou de sua amaldiçoada alma
Um visionário torturado, um profeta de nosso vazio
Perguntando por que, Perguntando por que

Além de várias canções inspiradas em Crowley, Dickinson dirigiu o filme "Chemical Wedding", que trata da história de um tímido professor da universidade de Cambridge que é possuído pelo ocultista, devido a investigações e experimentos científicos.



A banda polonesa de black metal chamada Behemoth gravou em 2001 o disco Thelema 66". Thelema refere-se à doutrina religiosa elaborada por Crowley e divulgada em 1904. A lei de Thelema está inserida no seu livro de maior difusão, o Livro da Lei (Liber AL e Liber Legis) e traz mensagens de revolução do pensamento humano, da cultura e religião, como os preceitos: "Faze o que tu queres há de ser toda a Lei” e "Amor é a lei, amor sob vontade".

O primeiro preceito citado motivou e influenciou o pensamento de vários jovens na revolução das drogas, comportamentos sexuais e os movimentos que tinham como base a idéia anticristã, e também movimentos históricos tais como: contracultura, movimento estudantil de 1968, o anarquismo tardio. Esta mudança de comportamento e de ideologia dos jovens foi mais acentuada na década de 1960, quando o movimento da contracultura estava no auge em países como Inglaterra e Estados Unidos, depois amplamente combatido pela cultura de massa da década de 1970 e início de 1980, onde a sociedade retorna a um conservadorismo disfarçado simbolizado na figura dos yuppies.

O segundo preceito de Crowley, "Amor é a lei, amor sob vontade", foi um significativo instrumento identificador do movimento pacifista Flower Power, slogan utilizado pelos hippies dos anos 60 até o começo dos anos 70 como um símbolo da ideologia da não-violência e de repúdio à Guerra do Vietnã, termo que foi utilizado pela primeira vez pelo poeta Allen Ginsberg em 1965. Desde então ele é freqüentemente utilizado para se referir aos anos 60.

Paradoxalmente, o citado preceito é encontrado em várias letras e títulos de músicas do metal, como é o caso da banda inglesa de metal industrial Coil, que no final do vídeo-clipe da música "Tainted Love", metáfora para AIDS, aparecem flashes das frases "Love is the law" e "love under will". A banda de metal inglesa Carcass, que recentemente, novembro de 2008, apresentou um show no Brasil, repete a frase "Hate is the law, love under will", uma espécie de variação ou interpretação da regra de Crowley, na música "Firm Hand" do álbum "Swansong", o que também denota a influência do ocultista nas bandas de metal do cenário contemporâneo.

Na mesma época em que Crowley praticava suas magias na Europa, o escritor norte-americano Howard Lovecraft também exercia alguma influência nas bandas de metal nas primeiras décadas do século XX. Lovecraft produzia textos de teor fantástico, fabular, literatura de forte potência geradora de imagens que proporcionaram grande prestígio para o mesmo; literatura imagética, inspiradora na elaboração da arte gráfica das capas dos discos de metal, apesar do autor não desenhar as criaturas de terror em suas obras. No próximo segmento, será apresentada a relação de algumas bandas de metal com o trabalho de Lovecraft.



Fonte: Whiplash
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Jars of Clay: álbum acústico comemorativo em fase de produção


Para comemorar os 20 anos de carreira, a banda Jars of Clay vai lançar um álbum com versões acústicas de 20 músicas de grande sucesso e que se tornaram favoritas dos fãs ao longo do tempo. O trabalho está na fase de produção e deve ser lançado neste ano, ainda sem data definida.

A escolha do repertório será feita de forma colaborativa com os fãs através de uma campanha de crowdfounding em andamento na plataforma Pledgemusic. Além de ajudar a financiar o projeto e ter vantagens exclusivas, os apoiadores vão decidir quais faixas entrarão no novo álbum. A seleção será feita por meio de votação. As 20 faixas mais votadas, sendo duas de cada um dos dez álbuns de estúdio lançados, entram no disco.
Parte da arrecadação ainda será destinada para as ações do projeto social Blood:Water Mission, trabalho mantido pela banda para combater a pobreza, a falta de água e a proliferação da Aids no continente africano.


Fonte: Amplificador
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Ceifah: metal progressivo com violino made in Salvador/BA


CEIFAH é uma banda cristã de metal progressivo da região metropolitana de Salvador-BA. Para os fãs de Oficina G3, a linha Dream Theater, fica a excelente dica.
Confira o concerto ao vivo em junho de 2013 na cidade de Lauro de Freitas-BA.


Saulo Menezes – guitarra
Israel Osório – Baixo
Filipe Evans – Violino
Marcos Bahia – Bateria
Osy Santiago – Vocal






Fonte: Templo Metal
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Antidemon: programa da TV Cultura gravando na Crash Church



Gravação do Programa “MAIS CULTURA” da TV CULTURA na CRASH CHURCH nos dias 05 e 06 de abril de 2014.


Fonte: Batista / Antidemon
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#Show: Stauros - 5 de maio Vespasiano/MG


5 de maio
Vespasiano – MG

STAUROS
DYNASTY
SEIVA BRUTA
ALLOS
ALICERCIUS

Ingressos: R$ 18,00 e R$ 25,00
Informações: 31 8868-8123



Fonte: Templo Metal
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Demon Hunter: “Extremist” top Billboard



O novo álbum do Demon Hunter “Extremist” chega a números importantes no cenário musical mundial. Bateu o número #16 na Billboard Top 200, bem como o segundo lugar no Hard Rock Albums.
Extremist, sétimo álbum do Demon Hunter, vendeu 18 mil cópias nos Estados Unidos em sua semana de lançamento. A banda ganhou grande repercussão recentemente após o soldado norte-americano que matou Osama Bin Laden ter revelado que estava usando um patch do grupo no momento em que assassinou o terrorista. 





Fonte: Solid State Records com informações de Van do Halen
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#Show: II Metal Union - 4 de abril São Luís/MA


II METAL UNION

OVERDOSE DE MAKAKU
ZURISADAI
PROPICIATORIUM
SCROLLS
STALIN CANCER

04 de abril
19 horas
Teatro dos Bonecos
Beco do Catraeiros, s/n, Praia Grande – Centro – São Luís-MA 

Entrada: R$ 5,00 


Fonte: Templo Metal
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Demon Hunter: fotos revelam influência da banda na caça a Bin Laden

 
Em janeiro do ano passado surgiram notícias que, soldados da Elite das Forças Armadas dos EUA (SEAL) estariam usando patchs da banda cristã Demon Hunter na hora do combate ao maior inimigo do seu país, Osama Bin Laden. Confira abaixo o artigo com e fotos verídicas divulgadas este ano.

No início da guerra no Iraque, durante uma entrevista com um oficial do Exército dos EUA que se soltou durante o interrogatório de terroristas capturados, era prática comum ouvir músicas como heavy metal com volumes altos.

Metallica foram uma das bandas cujas peças eram usadas durante os interrogatórios, a coisa não foi muito boa, durante a entrevista com a revista Esquire, a banda pediu às forças armadas para parar de usar suas músicas para essa finalidade. Não da mesma opinião que o Demon Hunter, uma banda de metal cristão banda de Seattle que, em vez ofereceu total apoio ao trabalho das forças armadas envolvidas em lidar com os fundamentalistas islâmicos no Oriente Médio e no Afeganistão, a dedicar uma música para as tropas, “The Soldier’s Song” (2005).

Para os militares dos EUA, o Demon Hunter tornou-se um verdadeiro ícone, os soldados começaram a pintar com o símbolo de pulverização da banda nos tanques, helicópteros, aviões. No final da mesma banda entrou em contato com um grupo de soldados que pediram permissão para usar o pacth com o símbolo histórico do grupo (a cabeça de um demônio com um buraco de bala na testa), a banda aceitou sem saber que este grupo fazia parte da elite do Exército dos EUA, o Seal Team 6, mais conhecido como DevGru.

Para a banda era uma fonte de orgulho e foi ainda mais quando a notícia se espalhou de que os membros da equipe vermelha que participaram da missão que levou à morte de Bin Laden usava em seu portador o pacth “Demon Hunter” entrando para a história da banda.

Fotos:





 
Fonte: eafairsoft.com / Templo Metal
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